quinta-feira, 6 de março de 2008

EDUCAÇÃO FÍSICA PROGRESSISTA,GHIRALDELLI JR.PAULO , SÃO PAULO 1998 EDIÇÕES LOYOLA

EDUCAÇÃO FÍSICA PROGRESSISTA
O autor discorre sobre a questão da ed física abordando as diversas áreas em que a ed física pode ser aplicada. Quando o autor diz que a ed física higienista não se responsabiliza somente pela saúde individual das pessoas ele argumenta que esse tipo de ed física visa resolver o problema da saúde publica da sociedade atravéz da educação.Ele relaciona a ed física higienista com a militarista mostrando que ambas se preoculpam com a saúde individual e com a saúde publica, mais deixando claro que o objetivo da ed física militarista é obter uma juventude capaz de suportar o combate, a luta e a guerra. Sobre a ed física pedagogicista ele salienta que ela se difere das outras por ter uma proposta voltada para o ensino escolar, e a educação do movimento, ele aborda a questão da discriminação, e defende a ed física com o argumento de que ela é “útil e bom socialmente”.A ed física competitivista na concepção do autor, visa formar o atleta ídolo, um verdadeiro herói, o atleta deve se esforçar ao máximo para obter o melhor resultado. A ed física popular se difere das outras pois tem objetivos completamentes diferentes, A proposta é voltada antes de tudo para a ludicidade e cooperação da classe trabalhadora fugindo da proposta educativa.
Tales nasser 1○ semestre
Curso ed físcia

Um comentário:

Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Prezado Tales,
Arrume o título da seguinte forma e justifique\alinhe o texto:
Resumo: GUIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Introdução; As filosofias subjacentes às concepções de educação física. Educação física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Você inicia bem o resumo. Contudo, há alguns equívocos a serem corrigidos. Você tenta abrir seu resumo expondo o tema central, sendo que você o faz de maneira parcial, porque “a questão da educação física que o autor aborda” não é referente “às diversas áreas”, mas sim, “a cinco diferentes concepções segundo algumas correntes de pensamento”. Sendo que, aí sim, são correntes que possuem seus espaços de aplicação. Faltou cumprir com o segundo critério, que é apresentar a perspectiva do autor: histórica, sociológica, filosófica e crítica. Quanto ao restante do resumo, está bom. Porém, só faltou um detalhe para cada concepção, os respectivos pensamentos que originam cada uma das concepções. Em ordem: liberalismo, nazismo e fascismo, liberalismo, liberalismo e Movimento Operário e Popular.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.